quinta-feira, 22 de julho de 2010

Moinhos de água da Ribeira Funda

Na freguesia dos Fenais da Ajuda, no concelho da Ribeira Grande existe um local chamado Ribeira Funda.Uma pequena zona populacional com algumas casas e uma ermida dedicada a Nossa Senhora da Aflição, onde se localiza uma ribeira com o mesmo nome devido às suas altas encostas.

Outrora havia nesta ribeira, alguns moinhos de água que eram habitados pelos próprios donos pois estas estruturas ficavam afastadas das restantes casas e perto do curso de água, cujo caudal extenso e abundante permitia uma boa laboração destes moinhos.

Ainda hoje existem alguns destes moinhos em estado de poderem ser recuperados, podendo servir como exemplo para as gerações presentes e futuras.

Estes moinhos estão alinhados perpendicularmente á foz da ribeira, são moinhos de rodízio, que funcionavam com uma levada que se encontra actualmente na sua grande maioria degradada.

Cada um destes moinhos fica a um nível diferente na encosta com uma torre de descarga. Algumas destas torres, apesar de se encontrarem em ruínas, consegue-se ainda perceber como funcionavam. Estes moinhos, são construídos em alvenaria de pedra à vista, com telhado de duas águas, assim como as levadas, em alguns pode-se ainda ver a zona do forno e chaminé, num deles a estrutura do forno fica no interior do moinho e a boca do forno no exterior sendo protegida por uma pequena estrutura em pedra.





 






Sem comentários:

Enviar um comentário